11/09/2008 :: Ao vivo e interativoConquistas e desafios da luta antimanicomial no BrasilA Saúde Mental em discussão no Canal Saúde, terça (16), às 13h, na NBR, Embratel e WEB
O Sala de Convidados, do Canal Saúde/Fiocruz, debate terça-feira (16), das 13 às 14h, a evolução do tratamento psiquiátrico no Brasil e avalia o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). O que você pensa a respeito da Política Nacional de Saúde Mental? A Lei da Reforma Psiquiátrica (Lei nº 10.216/01) levou 19 anos para ser sancionada e há sete está em vigor. Assista na Embratel, NBR ou internet (www.canalsaude.fiocruz.br) e dê sua opinião no chat ou pelo telefone 0800-701-8122. Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail canal@fiocruz.br.
Presença - Para esclarecer dúvidas dos telespectadores e refletir sobre o tema, estarão presentes: o coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Laps/Ensp), Paulo Amarante; e a consultora da Coordenação Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Cristina Ventura.
Lei nº 10.216/01 – Também conhecida como Lei Paulo Delgado, a lei instituiu novo modelo de tratamento aos transtornos mentais. A Lei Federal 10.216 privilegia o tratamento em serviços de base comunitária, dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas com transtornos mentais. Mas, até que ponto ela avançou na luta contra os manicômios? O SUS e a sociedade estão preparados para cumprir o que determina a lei? Como está organizada a Saúde Mental na Atenção Básica, onde tudo começa? Participe ao vivo.
05/09/2008 :: Ao vivo e interativo
Sala de Convidados debate incentivo ao aleitamento materno e questões relacionadas ao tema, terça-feira (9), às 13hSaúde da Criança, Políticas Públicas, Amamentação x Trabalho, Benefícios para a Saúde e as Dificuldades da Mulher ao Amamentar, Banco de Leite Humano estarão em debate
De acordo com dados do Ministério da Saúde, no país, cerca de 40% das crianças menores de seis meses recebem exclusivamente o aleitamento materno. O que fazer para aumentar essa porcentagem? Debata no Canal Saúde a importância da amamentação e esclareça suas dúvidas. O Sala de Convidados, do Canal Saúde/Fiocruz, vai ao ar terça-feira (9), das 13 às 14h. Assista na Embratel, NBR e internet, e interaja no chat ou pelo telefone 0800-701-8122.
Presença – Para esclarecer dúvidas ao vivo estarão no estúdio: João Aprígio, da Rede Ibero-Americana de Bancos de Leite Humano; Graciete Vieira, da Sociedade Brasileira de Pediatria; e Claudia Imenes, da ONG Amigas do Peito – que desde 1980 trabalha de forma voluntária para a proteção, promoção e apoio à amamentação.
22/08/2008 :: SALA DE CONVIDADOS AO VIVO DIA 02/09, EM NOVO HORÁRIO, DAS 13 ÀS 14HOs 15 anos do PSF em debate no Canal Saúde. Dê sua opinião e envie perguntas dia 02/09 via WEBSala de Convidados ao vivo agora toda semana, às terças-feiras, sempre das 13 às 14 horas. Assista na Embratel, NBR ou internet – www.canalsaude.fiocruz.br
O Sala de Convidados, do Canal Saúde/Fiocruz, coloca em debate os 15 anos de implantação do Programa Saúde da Família (PSF), terça-feira (dia 2), das 13 às 14 horas, ao vivo. Com o PSF, o profissional de saúde se aproximou da comunidade, conhecendo a realidade local. Mas, após 15 anos de experiência, quais os resultados alcançados? Quais os próximos desafios do PSF? E no seu bairro, o PSF já foi implantado? Participe ao vivo. O Sala de Convidados é veiculado pela Embratel, NBR e internet. A interação acontece no chat ou pelo telefone 0800-701-8122.
Presença – Para debater os 15 anos do PSF e esclarecer dúvidas ao vivo estarão presentes: a diretora do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Claunara Schilling Mendonça; o diretor de Atenção Básica da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, Hêider Aurélio Pinto e o secretário municipal de Saúde de Fortaleza (CE), Luiz Odorico Monteiro de Andrade.
15/08/2008 :: CIÊNCIA & LETRASO Alienista, de Machado de Assis, sob a visão de Moacyr Scliar (ABL) e Paulo Amarante (Fiocruz) no Ciência & LetrasPrograma do Canal Saúde vai ao ar terça-feira (19), às 12h35, com reprise no dia seguinte. Assista em www.canalsaude.fiocruz.br
O Alienista, de Machado de Assis, é o tema do Ciência & Letras da próxima terça-feira (19), às 12h35, no Canal Saúde. Para comentar a obra, o escritor, médico especialista em Saúde Pública, Moacyr Scliar; e o psiquiatra, pesquisador da Fiocruz, Paulo Amarante. O Ciência & Letras, parceria com a Editora Fiocruz, é apresentado por Renato Farias. Assista em www.canalsaude.fiocruz.br.
Para Scliar, Machado foi um intérprete agudo e sensível da realidade brasileira, funcionando como um sismógrafo do Brasil na virada do século XIX para o XX. O escritor fala das diferentes interpretações sociais para a “loucura” ao longo da história da humanidade até os dias atuais. Scliar é membro da Academia Brasileira de Letras. Paulo Amarante, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), destaca o atual modelo de saúde mental em diversos países, que para ele, apesar dos avanços com a reforma psiquiátrica, ainda é muito farmacológico e centrado nos hospícios.
24/07/2008 :: OAB-SP, Ministério da Saúde, Legislativo e Intervozes debatem lei seca no trânsito ao vivo. ParticipeO que você acha da “lei seca” no trânsito? Ela é muito radical, necessária? Por que faz diferença para a saúde pública? Segunda (28), às 12h05, dê sua opinião via WEB
O Sala de Convidados, do Canal Saúde/Fiocruz, debate a lei 11.705, que considera crime conduzir veículos com praticamente qualquer teor alcoólico no organismo. Desafio antigo do Ministério da Saúde, a batalha contra os excessos na venda e no consumo de bebidas alcoólicas foi encampada pelo atual governo. Agora, com a “lei seca” no trânsito em vigor, o que muda sob o aspecto da saúde pública? E você, de que lado está: acha a lei muito radical ou que ela não deve ser questionada, e sim cumprida? O Sala de Convidados vai ao ar segunda-feira (28), a partir das 12h05, na TV e na internet.
Presença – Para debater ao vivo a “lei seca” no trânsito estarão presentes: o psiquiatra coordenador do Programa de Estudos e Assistência ao Uso Indevido de Drogas (PROJAD) da UFRJ e consultor do Ministério da Saúde, Marcelo Cruz; o presidente da Comissão de Assuntos e Estudos do Direito do Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil (São Paulo), Cyro Vidal Soares da Silva; o deputado federal (RJ) vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, Hugo Leal; e o representante do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, Álvaro Neiva. O programa conta com o depoimento do jornalista, coordenador do programa Observatório da Imprensa, Alberto Dines. Ele avalia como vem se comportando a imprensa na cobertura de assuntos relacionados à "lei seca" no trânsito.