26/11/2008 :: Programação especial na Semana de Luta Contra a Aids. Assista

»»

26/11/2008 :: Acompanhe ao Canal Saúde simultaneamente pela NBR e WEB em NOVO HORÁRIO, das 13 às 14h

»»


24/11/2008 :: Novos Horários
Acompanhe ao Canal Saúde simul- taneamente pela NBR e WEB em NOVO HORÁRIO, das 13 às 14h

»»

21/11/2008 :: O aborto deve ou não ser opção da mulher em qualquer situação? Opine no Canal Saúde, terça (25), às 13h O programa é veiculado ao vivo simultaneamente na NBR e em www.canalsaude.fiocruz.br No Brasil, aborto é crime exceto em casos de estupro ou em situações de ameaça à vida da mulher. Ultimamente, o tema tem sido pautado pela interrupção da gravidez por anencefalia (feto sem cérebro). O Canal Saúde quer saber o que você pensa a respeito. Você é contra o aborto ou acha que deve ser opção da mulher em qualquer da situação, garantido por lei e coberto pelos sistemas privado e público de saúde? Opine no Sala de Convidados ao vivo, terça (25), às 13h. Participe: Assista na NBR ou WEB e dê sua opinião no chat ou pelo telefone 0800-701-8122. Se preferir, antecipe suas perguntas pelo e-mail canal@fiocruz.br Aborto – Em setembro último, o Supremo Tribunal Federal (STF) promoveu audiência pública para tratar da interrupção de gravidez por anencefalia. Foram quatro dias de argumentos, opiniões, palestras e dados científicos. De um lado, defensores do direito das mulheres de decidir sobre prosseguir ou não com a gravidez de bebês anencéfalos. Do outro, aqueles que acreditam ser a vida intocável, mesmo no caso de feto sem cérebro (fonte: STF). O ministro Marco Aurélio, que propôs a audiência, disse que a previsão de julgamento era novembro.

»»


17/11/2008 :: A partir de 18/11, transmissão da 1ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, organizada pelo Senado nos horários 11h às 17h30; 19/11: 8h40 às 18h e 20/11 8h40 às 18h.

»»

13/11/2008 :: Quilombolas: sonho e realidade. A conquista da terra ainda é o maior desafio. Conheça as outras prioridades Terça (18), às 13h, ao vivo na NBR ou em www.canalsaude.fiocruz.br. Acesse e participe Na semana da Consciência Negra, o Sala de Convidados, do Canal Saúde/Fiocruz, debate ao vivo a situação das comunidades Quilombolas, terça (18), às 13h. Apesar de protegidos por lei, mais da metade ainda não conseguiu a propriedade da terra. Esse é apenas o primeiro problema. Falta também: água encanada, saneamento básico, escola e transporte públicos, energia elétrica... O que fazer para evitar que as novas gerações tenham de enfrentar todas essas adversidades? Participe ao vivo. Conheça Saracura, um dos 244 Quilombolas do Pará. Localizado à uma hora de Santarém, é a casa de mais de 130 famílias, que tiram do rio Tapajós o seu sustento. E acompanhe como foi o 1º Encontro Estadual da Juventude Quilombola do Rio de Janeiro, realizado em outubro. Participe: Assista na Embratel, NBR ou WEB (www.canalsaude.fiocruz.br) e dê sua opinião no chat ou pelo telefone 0800-701-8122. Antecipe suas perguntas pelo e-mail canal@fiocruz.br.

»»


07/11/2008 :: Alma-Ata - 30 anos: a luta pela meta social mundial mais importante continua. Terça (11), às 13h, no Canal Saúde Conquistas e desafios na busca de Saúde para Todos. O que fazer para atingir o objetivo? Há 30 anos, representantes de diversas partes do mundo concluíram que “a promoção e proteção da saúde dos povos é essencial para o contínuo desenvolvimento econômico e social, e contribui para a melhor qualidade de vida e para a paz mundial”. O Sala de Convidados, do Canal Saúde/Fiocruz, convida você a refletir sobre o que mudou nesse período e o que fazer para alcançar o objetivo de Saúde para Todos. Participe ao vivo com a sua opinião, terça (11), às 13h. Participantes: para debater o tema e esclarecer dúvidas ao vivo estarão no estúdio - o médico, especialista em Saúde Pública, Gilson Carvalho, e a aluna de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Tamires Bastos, indicada como delegada da Juventude pela Unicef para representar Brasil, América Latina e Caribe na Conferência Mundial de Saúde comemorativa aos 30 anos da Declaração de Alma-Ata. Perguntas aos participantes: Assista na Embratel, NBR ou internet (www.canalsaude.fiocruz.br) e dê sua opinião no chat ou pelo telefone 0800-701-8122. Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail canal@fiocruz.br.

»»

30/10/2008 :: Como popularizar o conhecimento científico e tecnológico no Brasil? Avalie no Canal Saúde o resultado da 5ª SNCT Semana Nacional de Ciência e Tecnologia avança, mas ainda há muito por fazer. Menos de 10% dos municípios brasileiros participam do evento. Opine ao vivo, terça (4), às 13h O Sala de Convidados, do Canal Saúde/Fiocruz, convida você a avaliar os resultados da 5ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) realizada entre os dias 20 e 26 de outubro. A SNCT mobiliza a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência & tecnologia (C&T). Um dos objetivos do evento é chamar a atenção das pessoas para a importância da C&T na vida de cada um e para o desenvolvimento do país. O Sala de Convidados vai ao ar terça-feira (4), às 13h, na WEB, NBR e Embratel. Participantes: Para debater o tema estarão no estúdio o coordenador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Rio de Janeiro, Ribamar Ferreira; a educadora do Serviço de Educação em Ciências e Saúde do Museu da Vida, da Fiocruz, Maria Navarro; e a coordenadora do Programa de Vocação Científica da Fiocruz (Provoc), Cristina Araripe. Perguntas aos participantes: Assista na Embratel, NBR ou internet (www.canalsaude.fiocruz.br) e dê sua opinião no chat ou pelo telefone 0800-701-8122. Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail canal@fiocruz.br. Evolução – A 5ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) aconteceu em 438 cidades pelo Brasil (em 2007, foram 400) e contou com a participação de mais de 740 instituições. O tema deste ano foi Evolução & Diversidade. A teoria da evolução pela seleção natural completa 150 anos em 2008. Coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, o evento tem a participação de governos estaduais e municipais, instituições de ensino e pesquisa. As atividades mais realizadas são: feiras de ciência, palestras, exibição de filmes e vídeos científicos.

»»