A PHP Error was encountered

Severity: 8192

Message: explode(): Passing null to parameter #2 ($string) of type string is deprecated

Filename: views/noticia-aberta.php

Line Number: 15

Backtrace:

File: /sites/producao/acervo.canalsaude/public/application/views/noticia-aberta.php
Line: 15
Function: explode

File: /sites/producao/acervo.canalsaude/public/application/controllers/Noticias.php
Line: 128
Function: view

File: /sites/producao/acervo.canalsaude/public/index.php
Line: 315
Function: require_once

Tuberculose no Canal Saúde

Notícias

Tuberculose no Canal Saúde [27/06/2011]



Tuberculose no Canal Saúde

Projeto Fundo Global Tuberculose - Brasil

O Canal Saúde começa a exibir na próxima semana uma série de programas especiais sobre a tuberculose. Ao todo, foram produzidos cinco documentários sobre algumas das iniciativas de controle da doença realizadas com o apoio financeiro e técnico do Projeto Fundo Global TB – Brasil em cinco capitais brasileiras. Com duração de aproximadamente 15 minutos, cada edição apresentará um exemplo de ação que vem dando bons resultados, mostrando a rotina e o ponto de vista de voluntários, profissionais de saúde e comunidades beneficiadas. Trazendo uma nova edição por semana, os mini documentários estrearão na grade de programação na próxima segunda-feira (dia 27) em dois horários: às 9h30 e 17h. Na terça, reprise às 13h30.

Em cada cidade, uma nova abordagem e um enfoque diferente: em Belém, a biossegurança nos hospitais; em Manaus, a prevenção no porto; em Porto Alegre, a solidariedade e humanização da abordagem; no Rio de Janeiro, melhorias no atendimento da população carcerária e em São Paulo, o controle da doença com a população em situação de rua. Os documentários serão exibidos na “Canal Saúde na Estrada”, programa semanal reprisado em diferentes horários e dias da semana.

Segundo a consultora técnica em comunicação do Projeto Fundo Global, Cristina Ruas, a ideia é chamar a atenção para questões cruciais, como o diagnóstico precoce; o aumento da forma multiresistente da doença decorrente do abando ao tratamento; o esforço para a adesão dos pacientes, os aspectos relacionados à coinfecção com HIV; a biossegurança e o risco ocupacional; o empenho para capacitação dos atores envolvidos e o enfoque nas populações mais vulneráveis, como as de rua e a carcerária.

A estimativa é de que os programas atinjam três milhões de telespectadores. Para a coordenadora do Fundo Global, Cristina Boaretto, a oportunidade de trabalhar em parceria com o Canal Saúde vem de encontro à necessidade de, cada vez mais, difundir informações sobre uma doença que é tratável e curável, mas que ainda responde por 4,7 mil mortes  a cada ano em todo o país. “Os programas mostram ainda como iniciativas simples que envolvem sociedade, profissionais da saúde e gestores fazem a diferença na promoção da saúde, da prevenção e do acesso a serviços de melhor qualidade, podendo ser adequadas e replicadas a outras localidades”, explica.

No Brasil, estima-se que cerca de 57 milhões de pessoas estejam infectadas pelo bacilo da tuberculose, com aproximadamente 83 mil casos novos por ano.