Severity: 8192
Message: explode(): Passing null to parameter #2 ($string) of type string is deprecated
Filename: views/noticia-aberta.php
Line Number: 15
Backtrace:
File: /sites/producao/acervo.canalsaude/public/application/views/noticia-aberta.php
Line: 15
Function: explode
File: /sites/producao/acervo.canalsaude/public/application/controllers/Noticias.php
Line: 128
Function: view
File: /sites/producao/acervo.canalsaude/public/index.php
Line: 315
Function: require_once
Stephen Hawking morre aos 76 anos
Físico britânico era um dos cientistas mais famosos do mundo e era exemplo de superação por viver com esclerose lateral amitorófica
_________
O físico britânico Stephen Hawking morreu nesta quarta-feira (14), aos 76 anos, na casa dele, em Cambridge, na Inglaterra. A família confirmou a notícia em um comunicado divulgado para a imprensa britânica. Físico teórico, astrofísico, cosmólogo e divulgador científico, Hawking ficou mundialmente famoso depois de lançar o livro “Uma breve história do tempo”, campeão de vendas que o transformou em uma celebridade no mundo científico comparada à Albert Einstein. O pesquisador sofria de esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença degenerativa com a qual viveu a maior parte da vida, motivo pelo qual também se tornou exemplo de determinação e superação.
No comunicado, os filhos Lucy, Robert e Tim afirmaram estar “profundamente tristes pela morte do nosso pai”. Segundo eles, Hawking morreu na manhã de hoje. A família afirmou ainda que ele foi "um cientista e um homem extraordinário, cujo trabalho e legado perdurarão por muitos anos".
A doença que acometia Stephen Hawking começou a se agravar quando ele tinha 21 anos e evoluiu até ele ficar praticamente paralisado. A figura do físico em sua cadeira de rodas, usando um aparelho que reproduzia sua voz para se comunicar, sem parar suas pesquisas e produção científica se tornou famosa mundialmente.
A vida de Hawking foi retratada no filme “A teoria de tudo”, em 2014. Dirigido por James Marsh, o longa-metragem rendeu o Oscar de melhor ator para Eddie Redmayne, que interpretou o cientista.
O físico britânico começou a ganhar notoriedade com a teoria da singularidade do espaço-tempo, que aplica a lógica dos buracos negros a todo o universo, elaborada na década de 1960. Buracos negros foram o tema ao qual Stephen Hawking mais se dedicou e sobre o qual ele recentemente divulgou um relatório detalhado.
Hawking nasceu no dia 8 de janeiro de 1942, em Oxford, na Inglaterra, coincidentemente, exatamente 300 anos depois da morte de Galileu Galilei, que morreu em 8 de janeiro de 1642. Em outra curiosa coincidência, o dia de falecimento do físico britânico, 14 de março, é o mesmo do aniversário de Albert Einstein, que nasceu em 14 de março de 1879.