Severity: 8192
Message: explode(): Passing null to parameter #2 ($string) of type string is deprecated
Filename: views/noticia-aberta.php
Line Number: 15
Backtrace:
File: /sites/producao/acervo.canalsaude/public/application/views/noticia-aberta.php
Line: 15
Function: explode
File: /sites/producao/acervo.canalsaude/public/application/controllers/Noticias.php
Line: 128
Function: view
File: /sites/producao/acervo.canalsaude/public/index.php
Line: 315
Function: require_once
‘Saúde é um direito e não um privilégio’, afirmam Papa Francisco e chefe da OMS
O chefe da Santa Sé e o diretor-geral da OMS expressaram o compromisso em levar atendimento de qualidade para os indivíduos mais vulneráveis e marginalizados
____________________________________
Em encontro na terça-feira (23), em Roma, o Papa Francisco e o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, reafirmaram que “a saúde é um direito e não, um privilégio”. O chefe da Santa Sé e o dirigente da agência da ONU também expressaram o compromisso em levar atendimento de qualidade para os indivíduos mais vulneráveis e marginalizados, tanto nos países desenvolvidos como nas nações em desenvolvimento.
“Por muitos anos, em nossas ocupações anteriores e em nossos cargos atuais, trabalhamos para melhorar a vida das pessoas pobres e vulneráveis. Estou muito feliz por ter o apoio do Papa Francisco ao nosso esforço de estender o direito à vida e à saúde a todas as pessoas. Celebro particularmente a ênfase do Papa no bem-estar das crianças”, disse o diretor-geral da OMS após o encontro.
“Sinto-me encorajado ao ouvi-lo dizer que está ao nosso lado e dos que trabalham conosco na tentativa de levar saúde para todos, especialmente a muitas pessoas, inclusive crianças, que vivem à margem da sociedade e sofrem com problemas de saúde e fome”, acrescentou Ghebreyesus.
A reunião na capital italiana aconteceu às vésperas da Conferência Global sobre Atenção Primária de Saúde, que começa amanhã (25) em Astana, no Cazaquistão. O evento marca o 40° aniversário da histórica Declaração de Alma-Ata, documento que apontou a atenção primária como motor da universalização da saúde. Nesta semana, os países devem aprovar um novo marco para revigorar os valores e os objetivos da saúde universal.
Segundo a OMS, o objetivo do novo texto é garantir que os serviços se concentrem no atendimento das pessoas ao longo do ciclo de vida e não foquem simplesmente em tratar doenças ou condições específicas. A atenção primária está no cerne do impulso global para alcançar a cobertura universal de saúde, uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).