Severity: 8192
Message: explode(): Passing null to parameter #2 ($string) of type string is deprecated
Filename: views/noticia-aberta.php
Line Number: 15
Backtrace:
File: /sites/producao/acervo.canalsaude/public/application/views/noticia-aberta.php
Line: 15
Function: explode
File: /sites/producao/acervo.canalsaude/public/application/controllers/Noticias.php
Line: 128
Function: view
File: /sites/producao/acervo.canalsaude/public/index.php
Line: 315
Function: require_once
Assista no Sala de Convidados desta sexta-feira
ao vivo, dia 12/11, às 13h
Depois de longa discussão sobre a saúde dos povos indígenas foi assinado, no mês passado, o decreto que cria a Secretaria Especial de Saúde Indígena – SESAI. De início, dois pontos indicam a intenção política da decisão: a criação da SESAI é fruto de uma construção coletiva entre governo federal, profissionais da saúde e representantes de povos indígenas; e a subordinação da nova secretaria ao Ministério da Saúde lhe garante recursos próprios assegurados pelo orçamento da União.
A SESAI tem a missão de descentralizar e desburocratizar as ações de saúde desta população. Os 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) passarão por reestruturação para funcionarem como unidades gestoras autônomas. Serão responsáveis diretamente pelo atendimento de saúde e saneamento básico nos próprios territórios onde vivem os 225 povos indígenas. Estarão integrados e articulados com todo o Sistema Único de Saúde.
Antes da criação da SESAI, a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) era responsável pela atenção à saúde indígena. Ela funcionava com coordenações regionais centralizadoras, instaladas nas capitais. Os DISEIs, localizados em municípios distantes, eram desprovidos de condições básicas de atendimento na região.
No estúdio, ao vivo, a presença do Secretário Especial de Saúde Indígena, Antonio Alves de Souza; do representante do Movimento Indígena no Conselho Nacional de Saúde, Edemilson Canale; e do médico sanitarista e Coordenador do Ambulatório do índio do Hospital São Paulo, da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, antiga SPDM, Douglas Antonio Rodrigues.
Sobre o Sala de Convidados
É um programa de debate, ao vivo, apresentado por Renato Farias, com uma hora de duração. Os temas são relacionados à saúde e discutidos sob o ponto de vista das políticas públicas. A cada programa, três a quatro pessoas são convidadas com o cuidado de garantir a participação de representantes de diferentes segmentos da sociedade.
Participação ao vivo
O Sala de Convidados é um programa feito para o telespectador contribuir com o debate. Perguntas, comentários, críticas e sugestões podem ser enviados, a qualquer momento, durante o programa. Utilize o chat no site do Canal Saúde ou ligue, gratuitamente, para 0800 701 8122. Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail canal@fiocruz.br
Como assistir
Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na TV, na página principal.
Televisão: parabólica ou TV por assinatura no canal NBR. Para sintonizar a NBR na sua
cidade, acesse ebcservicos.ebc.com.br/veiculos/nbr.
Mais informações:
Canal Saúde/Fundação Oswaldo Cruz – Assessoria de Comunicação Social
Ana Cristina Figueira e Adriana Nunes
anacrisfigueira@fiocruz.br; adriananunes@fiocruz.br
(21) 3194-7700 / 3194-7704