A PHP Error was encountered

Severity: 8192

Message: explode(): Passing null to parameter #2 ($string) of type string is deprecated

Filename: views/noticia-aberta.php

Line Number: 15

Backtrace:

File: /sites/producao/acervo.canalsaude/public/application/views/noticia-aberta.php
Line: 15
Function: explode

File: /sites/producao/acervo.canalsaude/public/application/controllers/Noticias.php
Line: 128
Function: view

File: /sites/producao/acervo.canalsaude/public/index.php
Line: 315
Function: require_once

Plano prevê casa de cuidados para moradores de rua

Notícias

Plano prevê casa de cuidados para moradores de rua [04/01/2012]



Plano prevê casa de cuidados para moradores de rua
Iniciativa faz parte das medidas para desafogar o atendimento no pronto-socorro da Santa Casa de São Paulo. Será realizada ainda reforma e ampliação de leitos

Simone Mateos, da Agência Saúde

A criação de uma Casa de Cuidados para que moradores de rua recebam atendimento específico após o tratamento de emergência é uma das prioridades do plano de ação que o Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar (NAQH) da Santa Casa de São Paulo pretende concluir antes de fevereiro. O núcleo foi instituído pelo S.O.S Emergências, estratégia do Ministério da Saúde para qualificar a gestão e o melhorar o atendimento prestado nessa área a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A estratégia, que prevê recursos para várias ações, deve chegar a 40 serviços de emergência até 2014. Integrado por representantes do ministério, das secretarias municipal e estadual de saúde e direção técnica da instituição, os núcleos de cada hospital têm a tarefa de diagnosticar problemas e implantar soluções.

O núcleo decidiu como investir os R$ 3 milhões liberados recentemente pelo Ministério da Saúde (MS) na compra de equipamentos de última geração, na reforma de 592 metros quadrados da área relativa ao pronto-socorro. A reforma possibilitará a inclusão de uma enfermaria de retaguarda com 28 leitos; sala de isolamento; consultórios; sala de enfermagem, entre outras instalações.

O NAQH também enviou ao MS a proposta de criação de um núcleo interno de regulação para controlar o fluxo de pacientes desde a entrada no pronto-socorro até sua transferência para outros setores ou sua inclusão no programa de atenção domiciliar, o Melhor em Casa. Totalmente informatizado, essa unidade permitirá controlar indicadores e aprimorar cada etapa do atendimento.

Também foi diagnosticada a necessidade de 203 leitos para atender exclusivamente os pacientes do pronto-socorro, dos quais 46 serão para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Esses leitos receberão diárias maiores que as atuais. Isso melhora o atendimento e diminui o déficit”, diz Paulo Chiavone, coordenador da Santa Casa de São Paulo.

ATENDIMENTO - Como o pronto-socorro da Santa Casa – um dos maiores da América Latina – atende mais de 30 mil pacientes por mês, sua necessidade de leitos supera a capacidade interna de oferta. Por isso, o NAQH trabalha com a perspectiva de a Santa Casa alugar um dos dez hospitais que estão desativados em São Paulo. Essa unidade será reativada exclusivamente complementar a necessidade de leitos de retaguarda do pronto-socorro.

E para viabilizar a Casa de Cuidados, a coordenação da Santa Casa de São Paulo prevê a reforma de dois imóveis do hospital. Assim, esta nova unidade terá condições de abrigar 70 leitos masculinos, 30 femininos e dez berços. Os pacientes também podem ser atendidos pelo programa Melhor em Casa, programa federal de atenção domiciliar, que visa humanizar o tratamento e liberar leitos dentro dos hospitais.