OMS confirma que Serra Leoa está novamente livre do ebola [18/03/2016]
OMS confirma que Serra Leoa está novamente livre do ebola
42 dias se passaram desde que o último paciente testou negativo para o vírus
_____________________________________
Serra Leoa está novamente livre do ebola, após um recente retorno da doença ao país. A confirmação foi feita esta quinta-feira pela Organização Mundial da Saúde, OMS, e pelo governo.
Já se passaram 42 dias desde que a última pessoa que teve ebola em Serra Leoa recebeu dois testes negativos, confirmando que o paciente está livre do vírus. Segundo a OMS, no período de 42 dias, é possível ocorrer dois ciclos de incubação.
Mobilização
Ao todo, 3.590 pessoas morreram no país devido ao ebola, uma epidemia que teve fortes impactos nas famílias e nas comunidades. A OMS celebra o marco alcançado neste 17 de março e elogia o governo da Serra Leoa pela resposta à reincidência do surto.
A agência da ONU destaca que desde enfermeiros, assistentes sociais e líderes comunitários, toda a população de Serra Leoa esteve envolvida, de forma dedicada, no combate ao vírus.
Riscos
A OMS ressalta ainda os investimentos feitos para a criação de equipes para uma resposta rápida aos casos, para garantir a vigilância, investimentos em laboratórios, prevenção da infecção e medidas de controle.
Entretanto, a agência da ONU reforça que Serra Leoa, Libéria e Guiné continuam em risco de ter novos casos de ebola, porque o vírus tem se mostrado resistente em alguns sobreviventes. A recomendação aos três países da África Ocidental é para manterem o alto nível de alerta.
Leda Letra
* O Jornal da Saúde é um telejornal ao vivo. Exibido todo dia, às 13h. Reprise às 16h30 e às 18h30. Veja vídeos de nossas edições anteriores.