A PHP Error was encountered

Severity: 8192

Message: explode(): Passing null to parameter #2 ($string) of type string is deprecated

Filename: views/noticia-aberta.php

Line Number: 15

Backtrace:

File: /sites/producao/acervo.canalsaude/public/application/views/noticia-aberta.php
Line: 15
Function: explode

File: /sites/producao/acervo.canalsaude/public/application/controllers/Noticias.php
Line: 128
Function: view

File: /sites/producao/acervo.canalsaude/public/index.php
Line: 315
Function: require_once

Infarto Antes dos 40 Anos é o tema do Sala de Convidados

Notícias

Infarto Antes dos 40 Anos é o tema do Sala de Convidados [06/09/2023]



Não é de hoje que o número de casos de infarto em pessoas entre 30 e 40 anos tem aumentado. Essa taxa cresce progressivamente desde os anos 1990. O mesmo acontece em relação ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). Será que a vida contemporânea é a vilã nessa história? 

Sim e não. É fato que a vida vem acelerando assustadoramente e a demanda por corresponder ao ritmo é grande. Mas a escolha continua sendo de cada um. E, nesse sentido, o que especialistas apontam como justificativa para um infarto em pessoas jovens é a exposição precoce aos principais fatores de risco para doenças cardíacas.

Ganhar peso, fumar, comer alimentos ultraprocessados, não praticar exercício físico, se manter estressado, entre outros, formam o conjunto de hábitos de um estilo de vida não saudável. O contrário disso, ou seja, uma vida regrada, é o caminho que possibilita anos bem vividos.   

O Sala de Convidados desta quinta-feira vai trazer o tema como um alerta para a prevenção. Chamar a atenção para as escolhas feitas em relação ao cuidado com o corpo e a mente. A diretora do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), Aurora Issa, conversou com a repórter Juliana Duarte em uma das matérias do programa. Como parte da reportagem também, a equipe gravou depoimentos de duas pessoas, Cremilda e Raphael, que sofreram infarto e precisaram passar por cirurgias complexas antes dos 40. 

O debate contará com a participação do médico cardiologista, sanitarista e pesquisador do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto – ELSA-ES Brasil, Romildo Andrade; do conselheiro da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Sergio Montenegro; e do médico cardiologista do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), Marcelo Melo. O Sala de Convidados será amanhã (7/9), gravado, das 11h às 12h, com a apresentadora Yasmine Saboya. 

Dica importante

Para quem assiste por meio de antena parabólica, o Canal Saúde está em nova frequência (4085) e com novo symbol rate (4400). É necessário alterar essas configurações no receptor da parabólica para manter a sintonia no canal. Veja a seguir todas as formas de acesso ao Canal Saúde e como é possível o espectador ajudar a fazer o programa no dia.

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, inédito toda quinta-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde, e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia, com perguntas através do número 0800 701 8122, pelo WhatsApp 21 99701- 8122, pelas redes sociais do Canal Saúde ou pelo e-mail canal@fiocruz.br.

Como assistir 

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 1.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique em Assista Agora na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: quem tem o app do Canal Saúde baixado em um dispositivo móvel pode assistir aos programas em tempo real.

www.canalsaude.fiocruz.br 

www.facebook.com/canalsaudeoficial

www.instagram.com/canalsaudeoficial

www.youtube.com/canalsaudeoficial

twitter.com/canalsaude

Mais informações: (21) 99701-8122 (WhatsApp); canal@fiocruz.br