Severity: 8192
Message: explode(): Passing null to parameter #2 ($string) of type string is deprecated
Filename: views/noticia-aberta.php
Line Number: 15
Backtrace:
File: /sites/producao/acervo.canalsaude/public/application/views/noticia-aberta.php
Line: 15
Function: explode
File: /sites/producao/acervo.canalsaude/public/application/controllers/Noticias.php
Line: 128
Function: view
File: /sites/producao/acervo.canalsaude/public/index.php
Line: 315
Function: require_once
Assista no Sala de Convidados desta sexta-feira
ao vivo, dia 19/11, às 13h
Governo brasileiro reafirma cerco à indústria tabagista
O Brasil está entre os países que se destacam no combate mundial ao tabagismo. O Ministério da Saúde conseguiu aprovar em setembro, durante reunião na Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), em Washington, resolução que propõe a união de países do continente americano contra as manobras da indústria do tabaco. Empresários do setor têm buscado na Justiça local, nos tribunais e organismos internacionais impor obstáculos ao controle da exposição das pessoas ao fumo.
Nos últimos anos, o governo brasileiro adotou medidas como a proibição de publicidade do tabaco, o aumento de impostos sobre o produto e a inclusão de advertências mais explícitas nos maços de cigarro. O país está entre os 190 que assinaram, em 2005, a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco. O tratado internacional prevê, entre outras ações, a implementação de leis rígidas para banir o fumo em ambientes coletivos, a disseminação de advertências sanitárias que chamem atenção nas embalagens dos produtos e a restrição da propaganda e do patrocínio em eventos culturais e esportivos.
Discuta o assunto, ao vivo, com a economista e consultora em economia da Aliança de Controle do Tabagismo (ACT), Márcia Pinto; a psicóloga e gerente de Programas de Controle do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC/RJ), Sabrina Presman; e o pneumologista da Divisão de Tabagismo do INCA, Ricardo Meirelles.
Sobre o Sala de Convidados
É um programa de debate, ao vivo, apresentado por Renato Farias, com uma hora de duração. Os temas são relacionados à saúde e discutidos sob o ponto de vista das políticas públicas. A cada programa, três a quatro pessoas são convidadas com o cuidado de garantir a participação de segmentos distintos da sociedade.
Participação ao vivo
O Sala de Convidados é um programa para o telespectador contribuir com o debate. Perguntas, comentários, críticas e sugestões podem ser enviados, a qualquer momento, durante o programa. Utilize o chat no site do Canal Saúde ou ligue, gratuitamente, para 0800 701 8122. Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail canal@fiocruz.br
Como assistir
Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na TV, na página principal.
Televisão: parabólica ou TV por assinatura no canal NBR. Para sintonizar a NBR na sua
cidade, acesse ebcservicos.ebc.com.br/veiculos/nbr.
Mais informações:
Canal Saúde/Fundação Oswaldo Cruz – Assessoria de Comunicação Social
Ana Cristina Figueira e Adriana Nunes
anacrisfigueira@fiocruz.br; adriananunes@fiocruz.br
(21) 3194-7700 / 3194-7704