Destaques da Programação
Semana de 4 a 10 de setembro de 2017 [01/09/2017]
Destaques da Programação
Semana de 4 a 10 de setembro de 2017
__________________________________
Fique por dentro do que vai estar em pauta na programação do Canal Saúde ao longo da semana e saiba também todos os horários alternativos, para não perder nada.
Bate Papo na Saúde - Segunda-feira (4), às 9h30
2ª CNSMU: Mulheres Indígenas e Mulheres Quilombolas: no segundo programa sobre as questões da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, que aconteceu em Brasília, entre 17 e 20 de agosto, e foi marcada pela representatividade, o Bate Papo na Saúde traz as pautas das mulheres indígenas e das mulheres quilombolas. O apresentador Paulo Bellardi conversa sobre o assunto com a representante das Mulheres Indígenas, Angela Kauyaba, e a líder do Quilombo Jardim Cascata, Lúcia Quilombola.
Horários alternativos: Segunda - 14h; Terça - 21h; Quarta - 9h30 e 14h; Quinta - 21h; Sexta - 9h30 e 14h; Sábado - 19h30; e Domingo - 18h30.
Canal Saúde na Estrada - Segunda-feira (7), às 10h
Maranhão – São Luís – Programa Travessia: o próximo Canal Saúde na Estrada vai à capital Maranhense, São Luís, onde vai mostrar o Serviço Travessia, uma iniciativa da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular do Maranhão. O Travessia é um serviço de transporte especial para pessoas com dificuldades de acessibilidade, portadores de deficiências e crianças com microcefalia. Com serviço de agendamento, veículos adaptados e pessoal treinado é uma alternativa importante para a garantia do direito de ir e vir, para o acesso à rede de saúde, ao trabalho, à educação e ao lazer com mais dignidade.
Horários alternativos: Segunda - 14h30 e 20h; Quarta - 10h, 14h30 e 20h; Sexta - 10h e 14h30; Sábado - 17h e Domingo - 13h.
Unidiversidade - Segunda-feira (4), às 10h30
Arquivo Nacional: responsável pela gestão da produção documental da administração pública federal, o Arquivo Nacional, além de guardar e preservar, também dá acesso e divulga documentos para todos os cidadãos que necessitam comprovar seus direitos, e a estudantes e pesquisadores com fins acadêmicos e de produção de conhecimento. Esse lugar, que está ameaçado de fechar por causa da redução de verbas por conta da crise, é o tema do próximo Unidiversidade.
Horários alternativos: Segunda - 15h e 20h30; Quarta - 10h30, 15h e 20h30; Sexta - 10h30 e 15h; Sábado - 17h30; e Domingo - 18h.
Ligado em Saúde - Segunda-feira (4), às 11h
Pragas Urbanas: o Ligado em Saúde vai falar sobre pragas urbanas, como ratos, baratas, cupins, mosquitos, etc. O programa vai explicar as características dos centros urbanos que contribuem para a proliferação desses animais e dar orientações sobre como mantê-los longe de casa. A apresentadora Marcela Morato conversa sobre o assunto com o professor e pesquisador do Laboratório de Vetores da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), Eduardo Dias Wermelinger.
Horários Alternativos: Segunda - 15h30 e 21h; Quarta - 11h, 15h30 e 21h; Sexta - 11h e 15h30; Sábado - 12h30; e Domingo - 19h30.
Em Pauta na Saúde - Segunda-feira (4), às 13h
O Em Pauta na Saúde vai destacar o alerta feito pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) para o risco da prevalência do sobrepeso e da obesidade na população brasileira; a liberação de Aedes aegypti com uma bactéria que reduz a transmissão de dengue, zika e chikungunya pela Fiocruz no Rio de Janeiro; e a visita de parlamentares à Fundação Oswaldo Cruz.
Horários Alternativos: Segunda - 16h30 e 19h45; Quarta - 13h, 16h30 e 19h45; Sexta - 16h30; Sábado - 14h e 19h; e Domingo - 14h e 19h.
Ciência & Letras - Terça-feira (5), às 9h
Aldeamentos Indígenas no Rio de Janeiro: o programa vai falar sobre o livro “Aldeamentos Indígenas no Rio de Janeiro”, que traça um cenário da passagem dos primeiros habitantes do Rio pela região, da chegada dos colonizadores europeus até o último registro oficial de um indígena nativo do estado. O apresentador Renato Farias conversa sobre o assunto com um dos autores da publicação, o doutor em Literatura Comparada, José Ribamar Bessa Freire, e com a doutora em Memória Social, Ana Paula da Silva.
Horários Alternativos: Terça - 14h e 20h; Quinta - 9h, 14h e 20h; Sábado - 13h30; e Domingo - 12h30.
Em Família - Terça-feira (5), às 10h
Mobilidade: o direito de ir e vir, como chegar nos lugares, o tempo que se perde no trânsito quais as formas de se locomover pela cidade para trabalhar, estudar ou se divertir. Transporte público, carro, bicicleta. Todas essas são questões ligadas à mobilidade, que é o tema do próximo Em Família.
Horários alternativos: Terça - 14h30 e 20h30; Quinta - 10h, 14h30 e 20h30; Sábado - 13h; e Domingo - 17h30.
Sala de Convidados - Terça-feira (5), ao vivo, às 11h
Revisão da Política Nacional de Atenção Básica: a proposta de revisão da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) aprovada na Comissão Intergestores Tripartite (CIT), formada por membros indicados pelo Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), é a pauta do Sala de Convidados. Enquanto entidades ligadas ao Movimento Sanitário criticam a mudança, afirmando que ela pode ter um impacto negativo no funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde defende a revisão, argumentando que a nova política vai ajudar a resolver os problemas na área da assistência. Já o Conselho Nacional de Saúde defende que deveria ter havido mais debate sobre o tema. O programa vai explicar o que muda com a nova PNAB e discutir quem perde e quem ganha com as alterações. Não perca e participe!
Horários alternativos: Terça - 15h30; Quinta - 11h e 15h30; Sexta - 20h30; Sábado - 22h; e Domingo - 22h.
Como assistir
Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e
62.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por
antena parabólica digital (freqüência 3690).
Internet: acesse
www.canalsaude.fiocruz.br e clique na WEB TV, na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis).
Mais informações:
Canal Saúde/Fundação Oswaldo Cruz
Assessoria de Comunicação – Gabriel Cavalcanti
Coordenação - Ana Cristina Figueira