A PHP Error was encountered

Severity: 8192

Message: explode(): Passing null to parameter #2 ($string) of type string is deprecated

Filename: views/noticia-aberta.php

Line Number: 15

Backtrace:

File: /sites/producao/acervo.canalsaude/public/application/views/noticia-aberta.php
Line: 15
Function: explode

File: /sites/producao/acervo.canalsaude/public/application/controllers/Noticias.php
Line: 128
Function: view

File: /sites/producao/acervo.canalsaude/public/index.php
Line: 315
Function: require_once

Destaques da Programação - Semana de 3 a 9 de setembro de 2018

Notícias

Destaques da Programação - Semana de 3 a 9 de setembro de 2018 [31/08/2018]



Destaques da Programação 
Semana de 3 a 9 de setembro de 2018

_________

Fique por dentro do que vai estar em pauta na programação do Canal Saúde ao longo da semana e saiba também todos os horários alternativos, para não perder nada.

Bate Papo na Saúde - Segunda-feira (3), às 9h30 

Desescolarização: a Desescolarização é um movimento que acontece em diversas partes do mundo, conhecido em inglês como unschooling, que questiona a forma de ensino homogêneo, restrito pelos padrões escolares, e propõe uma educação mais livre, em que as crianças acessam o conhecimento fora do sistema educacional tradicional. A prática é bastante próxima a outro movimento educacional alternativo, o de Educação Domiciliar, homeschooling, em que o ensino é organizado pelos próprios pais em casa. No Brasil, ambas as práticas costumam ser rejeitadas pelos tribunais devido ao artigo do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que determina que pais e responsáveis têm a obrigação de matricular os filhos ou pupilos na rede regular de ensino. Mas as ações a esse respeito estão suspensas até que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) julguem um caso que tramita na Corte e pode servir de parâmetro para outras decisões e para uma possível regulamentação, buscada pelas famílias que querem aderir à prática. Para saber mais sobre os aspectos legais e educacionais da Desescolarização e da Educação Domiciliar e saber em que pé está a discussão, no próximo Bate Papo na Saúde, o apresentador Paulo Bellardi conversa com a doutora em Educação e professora da UERJ Maria Celi Chaves Vasconcelos e com o diretor jurídico da Associação Nacional de Educação Alexandre Aned. 
 
Horários alternativos: Segunda - 14h; Terça - 21h; Quarta - 9h30 e 14h; Quinta - 21h; Sexta - 9h30 e 14h; Sábado - 19h30; e Domingo - 18h30.

Canal Saúde na Estrada - Segunda-feira (3), às 10h
 
Belém – PA – Projeto Transformador: o Canal Saúde na Estrada foi até Belém do Pará para contar a história do projeto Transformador, um dos seis projetos premiados na 2ª Conferência Nacional de Saúde da Mulher. Com foco no combate à violência obstétrica, a iniciativa é realizada na Unidade Municipal de Saúde Cremação, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA). O empoderamento é a ideia mais presente entre as gestantes que se reúnem no projeto. Nos encontros, elas trocam experiências e participam de atividades lúdicas, como dança circular e pintura das barrigas das mulheres que estão próximas do final da gestação. As mulheres aprendem sobre direitos maternos e o que é violência obstétrica. A equipe facilitadora do projeto é interdisciplinar e envolve profissionais como obstetras, enfermeiras, psicólogas e doulas. 

Horários alternativos: Segunda - 14h30 e 20h; Quarta - 10h, 14h30 e 20h; Sexta - 10h e 14h30; Sábado - 17h e Domingo - 13h.
 
Unidiversidade - Segunda-feira (3), às 10h30    

A Guerra do Paraguai: o que você sabe sobre a Guerra do Paraguai? Ela foi o maior conflito armado da América do Sul, opôs o Paraguai e uma tríplice aliança formada por Brasil, Uruguai e Argentina e causou a morte de cerca de 300 mil pessoas entre 1864 e 1870. Cerca de 20% da população do Paraguai morreu no confronto, que começou com as pretensões do ditador paraguaio Francisco Solano Lopes de conquistar terras na região da Bacia do Prata e terminou com a morte dele, em 1870, ano seguinte às tropas lideradas pelo Duque de Caxias chegarem à Assunção. Quer saber muito mais do que informações de almanaque e entender um pouco melhor esse episódio da nossa História? Não perca o Unidiversidade!

Horários alternativos: Segunda - 15h e 20h30; Quarta - 10h30, 15h e 20h30; Sexta - 10h30 e 15h; Sábado - 17h30; e Domingo - 18h.

Ligado em Saúde - Segunda-feira (3), às 11h

PICS: Constelação Familiar: uma técnica desenvolvida por um alemão e que se baseia em abordar como a história e as relações familiares influenciam as emoções e padrões de comportamento das pessoas é o tema do próximo Ligado em Saúde. A Constelação Familiar ou Constelação Sistêmica se difundiu pelo mundo e sua eficácia é reconhecida no campo da saúde mental e até na área judiciária, onde ela é usada como estratégia para a solução de conflitos. A terapia foi incorporada ao rol das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) do SUS. E a Constelação Familiar é a nova edição da série especial do Ligado sobre as PICS. No programa, a apresentadora Marcela Morato conversa com o terapeuta constelador familiar Álvaro Dantas.

Horários Alternativos: Segunda - 15h30 e 21h; Quarta - 11h, 15h30 e 21h; Sexta - 11h e 15h30; Sábado - 12h30; e Domingo - 19h30.

Em Pauta na Saúde - Segunda-feira (3), às 13h

O Em Pauta na Saúde vai destacar a pesquisa Ibope que aponta que a saúde é a principal reclamação dos brasileiros; a nota divulgada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) alertando para o risco da volta de doenças imunopreveníveis diante da baixa cobertura vacinal no país e os destaques na oficina de formação para o controle social sobre saúde do trabalhador realizada no Rio de Janeiro. 

Horários Alternativos: Segunda - 16h30 e 19h45; Quarta - 13h, 16h30 e 19h45; Sexta - 16h30; Sábado - 14h e 19h; e Domingo - 14h e 19h. 

Ciência & Letras - Terça-feira (4), às 9h

Milton Santos: a obra do Geógrafo Milton Santos é o tema do próximo Ciência & Letras. Baiano, negro, bacharel em Direito e Doutor em Geografia, ganhador do Prêmio Internacional de Geografia Vautrin Lud, Milton Santos (1926-2001) foi um grande crítico da globalização e deixou uma grande quantidade de trabalhos importantes sobre a urbanização dos países então chamados de subdesenvolvidos. Para se debruçar sobre o legado de Milton Santos, o apresentador Renato Farias recebe os professores associados de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e doutores em Geografia Urbana pela Universidade de São Paulo (USP), Gilmar Mascarenhas de Jesus e Mônica Sampaio.

Horários Alternativos: Terça - 14h e 20h; Quinta - 9h, 14h e 20h; Sábado - 13h30; e Domingo - 12h30. 

Em Família - Terça-feira (4), às 10h

Orientação Profissional: na juventude, prestes a escolher um curso universitário, o ensino técnico ou a ingressar no mercado de trabalho, as dúvidas costumam ser inúmeras e receber orientação profissional pode ser fundamental para tomar boas decisões para quem tem essas oportunidades. Conforme o tempo avança, questões sobre recolocação na carreira, mercado de trabalho, aprofundamento dos estudos acadêmicos também podem requerer essa ajuda. E é sobre orientação profissional que o próximo Em Família vai falar. Não perca!

Horários alternativos: Terça - 14h30 e 20h30; Quinta - 10h, 14h30 e 20h30; Sábado - 13h; e Domingo - 17h30.

Sala de Convidados - Terça-feira (4), ao vivo, às 11h

10 anos do ELSA Brasil: o Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto, o ELSA Brasil, está completando 10 anos. A pesquisa realizada com 15 mil funcionários de seis instituições públicas de ensino superior e pesquisa das regiões Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil tem o objetivo de investigar a incidência e fatores de risco para doenças crônicas, em particular as doenças cardiovasculares e o diabetes. O Sala de Convidados vai mostrar como andam os resultados do ELSA Brasil após uma década e discutir os resultados do estudo. Não perca e participe!

Horários alternativos: Terça - 15h30; Quinta - 11h e 15h30; Sexta - 20h30; Sábado - 22h; e Domingo - 22h.

Confira toda a programação no site do Canal Saúde: www.canalsaude.fiocruz.br

Como assistir

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 62.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (freqüência 3690). 

Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na WEB TV, na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis).


www.facebook.com/canalsaudeoficial       www.twitter.com/canalsaude          www.instagram.com/canalsaudeoficial

Mais informações:
Canal Saúde/Fundação Oswaldo Cruz 
Assessoria de Comunicação – Gabriel Cavalcanti
gabrielcfonseca@gmail.com - 55 21 3194-7707
Coordenação - Ana Cristina Figueira