Severity: 8192
Message: explode(): Passing null to parameter #2 ($string) of type string is deprecated
Filename: views/noticia-aberta.php
Line Number: 15
Backtrace:
File: /sites/producao/acervo.canalsaude/public/application/views/noticia-aberta.php
Line: 15
Function: explode
File: /sites/producao/acervo.canalsaude/public/application/controllers/Noticias.php
Line: 128
Function: view
File: /sites/producao/acervo.canalsaude/public/index.php
Line: 315
Function: require_once
Fique por dentro do que vai estar em pauta na programação do Canal Saúde ao longo da semana e saiba também todos os horários alternativos, para não perder nada.
Bate Papo na Saúde - Segunda-feira (25), às 9h30
O Enfrentamento da Crise de Brumadinho pelo SUS/SAS: o total de mortos em consequência do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG) já chega a 209. Outras 97 pessoas ainda estão desaparecidas, segundo atualização divulgada pela Defesa Civil de Minas Gerais na última terça-feira, dia 19 de março. Além de destruir casas e deixar mortos e feridos na cidade, a tragédia ambiental também atingiu o rio Paraopeba, contaminado com rejeitos de mineração. Segundo estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), entre os impactos imediatos do desastre está a possibilidade de surtos de doenças como dengue, febre amarela e esquistossomose. E assim como em outras grandes tragédias, como a de Mariana (MG), o Sistema Único de Saúde (SUS) além de ser o primeiro a chegar para realizar as ações de urgência e emergência, segue trabalhando na Atenção à Saúde das populações atingidas e na solução e mitigação de epidemias e endemias ocasionadas pelos desastres. A equipe do Bate Papo na Saúde foi à Minas Gerais para saber como está o enfrentamento da crise de Brumadinho pelo SUS, por meio da Secretaria de Assistência à Saúde, e no próximo programa o apresentador Paulo Bellardi entrevista o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Francisco Figueiredo.
Horários alternativos: Segunda - 14h; Terça - 21h; Quarta - 9h30 e 14h; Quinta - 21h; Sexta - 9h30 e 14h; Sábado - 19h30; e Domingo - 18h30.
Unidiversidade - Segunda-feira (25), às 10h30
Museu Nacional: atingido por um incêndio que destruiu grande parte de seu acervo em setembro do ano passado, o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, segue buscando se recuperar. Este mês, pesquisadores da instituição ganharam bolsas para retomar trabalhos e no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), a exposição Museu Nacional Vive – Arqueologia do Resgate exibe parte do acervo que foi possível recuperar no Paço de São Cristóvão até agora. Para saber como está a reconstrução e discutir o futuro do Museu Nacional, o Unidiversidade se debruça sobre o tema.
Horários alternativos: Segunda - 15h e 20h30; Quarta - 10h30, 15h e 20h30; Sexta - 10h30 e 15h; Sábado - 17h30; e Domingo - 18h.
Ligado em Saúde - Segunda-feira (25), às 11h
Fascite Plantar: é uma inflamação que acontece em uma membrana do pé, chamada fáscia plantar, que provoca dor na sola e costuma atingir mais as mulheres entre os 40 e os 60 anos. O Ligado em Saúde vai falar sobre fascite plantar, explicar por que ela ocorre, quais os fatores que contribuem para seu aparecimento, dizer qual o tratamento indicado e dar orientações de exercícios que podem aliviar e prevenir a dor. Para falar sobre o assunto, a apresentadora Marcela Morato recebe o ortopedista, especialista em pé e tornozelo, do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (INTO), Vítor Miranda.
Horários Alternativos: Segunda - 15h30 e 21h; Quarta - 11h, 15h30 e 21h; Sexta - 11h e 15h30; Sábado - 12h30; e Domingo - 19h30.
Em Pauta na Saúde - Segunda-feira (25), às 13h30
O Em Pauta na Saúde vai destacar que novos casos de sarampo fazem o Brasil perder o certificado de eliminação da doença; o plano do Ministério da Saúde para garantir a recertificação do país; o dado de que o Brasil é o quinto país que mais mata mulheres no mundo e as homenagens à Marielle Franco às vítimas de Suzano na reunião do Conselho Nacional de Saúde (CNS).
Horários Alternativos: Segunda - 16h30 e 19h45; Quarta - 13h, 16h30 e 19h45; Sexta - 16h30; Sábado - 14h e 19h; e Domingo - 14h e 19h.
Programa VídeoSaúde - Segunda-feira (25), às 22h30
Doença de Chagas – Ontem e Hoje: a transição epidemiológica da doença de Chagas e o impacto desta transição na saúde de milhares de brasileiros são explorados neste documentário, realizado em Belém (PA) e na cidade paraense de Abaetetuba. A transmissão via oral do agente causador da doença está fortemente associada aos hábitos alimentares e ao manejo dos alimentos, principalmente o açaí. O vídeo destaca a importância de informar à população os procedimentos corretos de colheita, transporte, armazenamento e processamento deste e de outros frutos, que estão entre as bases da economia da região amazônica, onde se concentra a maioria dos casos agudos dessa enfermidade.
Horários alternativos: Terça - 19h; Quarta - 22h30; Quinta - 19h; e Domingo - 21h30.
Ciência & Letras - Terça-feira (26), às 9h
A Filosofia de Renato Noguera: Filósofo, professor e pesquisador, Renato Noguera é um estudioso da filosofia africana, defensor de uma mudança de paradigmas: descolonizar o pensamento e desfazer a ideia de que a filosofia seja uma aventura exclusiva do mundo ocidental. No próximo Ciência & Letras, o apresentador Renato Farias recebe o doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor do Departamento de Educação e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Renato Noguera, para conhecer um pouco mais de seu trabalho e suas ideias.
Horários Alternativos: Terça - 14h e 20h; Quinta - 9h, 14h e 20h; Sábado - 13h30; e Domingo - 12h30.
Em Família - Terça-feira (26), às 10h
Afinal, o que é família?: o Em Família começou em 2013 perguntando “o que é família?” e discutiu os diferentes conceitos e arranjos familiares existentes na nossa sociedade. Ao longo de sua história, o programa se debruçou sobre diversos aspectos dessa questão. Mais de 260 edições depois, o Em Família retoma seu questionamento inicial: afinal, o que é família?
Horários alternativos: Terça - 14h30 e 20h30; Quinta - 10h, 14h30 e 20h30; Sábado - 13h; e Domingo - 17h30.
Sala de Convidados - Terça-feira (26), ao vivo, às 11h
Violência contra a Mulher: o Brasil é o quinto país que mais mata mulheres no mundo. E aqui não se está levando em conta mulheres assassinadas em crimes como latrocínio, por exemplo. Somos o quinto colocado no ranking de feminicídios, crime em que a mulher é morta por questões de gênero, apenas pelo fato de ser mulher. O ranking é do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. E segundo o Mapa da Violência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o número de mulheres assassinadas no país entre 2003 e 2013 subiu de 3.937 para 4.762. Os números de outros tipos de violência contra mulheres no Brasil, que vão dos xingamentos às agressões, são igualmente preocupantes. E essa violência geralmente é praticada por pessoas próximas, como maridos, namorados e ex-companheiros. Mesmo com avanços como a Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio, a violência contra a mulher ainda é um problema gravíssimo e por isso é o tema do próximo Sala de Convidados. Não perca e participe!
Horários alternativos: Terça - 15h30; Quinta - 11h e 15h30; Sexta - 20h30; Sábado - 22h; e Domingo - 22h.
Confira toda a programação no site do Canal Saúde: www.canalsaude.fiocruz.br
Como assistir
Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 62.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 3690).
Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na WEB TV, na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis).
www.facebook.com/canalsaudeoficial www.twitter.com/canalsaude www.instagram.com/canalsaudeoficial
Mais informações:
Canal Saúde/Fundação Oswaldo Cruz
Assessoria de Comunicação – Gabriel Cavalcanti
gabrielcfonseca@gmail.com - 55 21 3194-7707
Coordenação - Ana Cristina Figueira