A PHP Error was encountered

Severity: 8192

Message: explode(): Passing null to parameter #2 ($string) of type string is deprecated

Filename: views/noticia-aberta.php

Line Number: 15

Backtrace:

File: /sites/producao/acervo.canalsaude/public/application/views/noticia-aberta.php
Line: 15
Function: explode

File: /sites/producao/acervo.canalsaude/public/application/controllers/Noticias.php
Line: 128
Function: view

File: /sites/producao/acervo.canalsaude/public/index.php
Line: 315
Function: require_once

Dengue é tema de exposição multimídia no Museu da Vida

Notícias

Dengue é tema de exposição multimídia no Museu da Vida [30/01/2014]



Dengue é tema de exposição multimídia no Museu da Vida

Entre os destaques da mostra na Fiocruz estão informações em tempo real e um mosquito fossilizado de 30 milhões de anos

_______________

A Dengue é tema de uma exposição no Museu da Vida, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. A mostra reúne informações básicas sobre a doença em universo multimídia, interativo, divertido e ilustrado; também inclui oficina e observação com uso de microscópio. Outra atração são as informações em tempo real sobre a virose, no Brasil e no mundo, exibidas em um telão, além de objetos como um aspirador de mosquito usado pela Vigilância Epidemiológica da Fiocruz. A exposição apresenta ainda um mosquito fossilizadode cerca de 30 milhões de anos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo menos 40 por cento dos habitantes do planeta, ou 2,8 bilhões de pessoas, estão ameaçados pela dengue. Ásia, Oceania, Américas e também a África são continentes que sofrem com epidemias de dengue. De acordo com Miguel Oliveira, biólogo do Museu da Vida e curador da exposição, é importante a “conscientização do público de que a doença mata, mas pode ser evitada com o controle do mosquito”. Ele chama atenção para o ineditismo da mostra: “atualmente, não há uma exposição sobre a dengue no mundo.” A atração pode ser vista pelo público -  crianças a partir de sete anos -gratuitamente até junho.

Logo na entrada da exposição (produzida pela Folguedo) um mosquito (Aedes aegypti), de mais de 2 metros, recepciona o visitante. No primeiro módulo, é apresentada a biologia dos vetores, o que é e quais os outros mosquitos que podem transmitir a doença; caso do Aedes albopictus, de acordo com Miguel Oliveira, mais comum na Ásia. No segundo módulo, o público conhece o vírus, como se multiplica no inseto e no ser humano. O terceiro é dedicado à doença, seus principais sintomas e suas complicações. As pesquisas aparecem no quarto módulo da mostra, destacando-se as experiências com uso de mosquitos transgênicos e também com a bactéria Wolbachia (presente em várias espécies de insetos) para conter o vetor.

Na parte final, a mostra enfatiza o controle do mosquito. São abordadas, entre outras, as medidas para evitar sua proliferação como a campanha nacional “10 Minutos Contra a Dengue” - resultado da parceria entre Instituto Oswaldo Cruz (IOC)/Fiocruz e a Sesdec/RJ (Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil).
Outra atividade importante nesse último móduloé o “Quintal Interativo”, que permite ao visitante observar os ovos e a pupa do mosquito, usando lupas e microscópios. A brincadeira que ajuda a aprender sobre a dengue continua com a pescaria (da larva e da pupa), o “Jogo dos Balões”, em que o público é estimulado a descobrir os possíveis criadouros do Aedes aegypti. A criançada pode participar de uma oficina para montar o vírus da dengue em papel e levá-lo para casa, manipular um modelo de mosquito (de cerca de 30cm), tocar e observar o interior do inseto. 

A exposição também dedica uma área especial - com capacidade para até 15 pessoas - à exibição de vídeos. Dois documentários produzidos e dirigidos por Genilton José Vieira, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), serão exibidos: “O Mundo Macro e Micro do Mosquito Aedes aegypti – Para combatê-lo é preciso conhecê-lo” e “Aedes aegypti e Aedes albopictus: uma Ameaça nos Trópicos”. O primeiro recebeu diversos prêmios internacionais, entre os quais o segundo lugar no Festival Mif-Sciences, em Cuba, em junho de 2006.
A exposição “Dengue” é uma iniciativa do Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz) /Fiocruz, com patrocínio da sanofi e da Rede de Ações Integradas de Atenção à Saúde no Controle da Dengue, coordenada pela Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde.

Exposição “Dengue”

Local: Museu da Vida (www.museudavida.fiocruz.br) – sala de exposições temporárias
Inauguração: 17 de janeiro de 2014. Até junho.
Visitação: terça a sexta-feira, das 9h às 16h30, e no sábado, das 10h às 16 horas. Entrada gratuita.
Agendamento: (21) 2590-6747 (recepcaomv@coc.fiocruz.br)
Avenida Brasil, 4365 – Manguinhos