A PHP Error was encountered

Severity: 8192

Message: explode(): Passing null to parameter #2 ($string) of type string is deprecated

Filename: views/noticia-aberta.php

Line Number: 15

Backtrace:

File: /sites/producao/acervo.canalsaude/public/application/views/noticia-aberta.php
Line: 15
Function: explode

File: /sites/producao/acervo.canalsaude/public/application/controllers/Noticias.php
Line: 128
Function: view

File: /sites/producao/acervo.canalsaude/public/index.php
Line: 315
Function: require_once

Conexão à internet banda larga chegou a mais de 1,6 mil UBS

Notícias

Conexão à internet banda larga chegou a mais de 1,6 mil UBS [11/11/2014]



Conexão à internet banda larga chegou a mais de 1,6 mil UBS
Iniciativa envolve SGEP e SAS e chegará a mais de 12 mil unidades até 2015
_________________________________________
 
A implantação da conexão à internet banda larga já chegou a 1.660 das mais de 12 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS) brasileiras integrantes do Programa de Melhoria de Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ). Ao todo, 23 estados e 796 municípios já começaram a receber as conexões, resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde, por meio das Secretarias de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) e de Atenção à Saúde (SAS), e o Ministério das Comunicações (MC), e está inclusa no Programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac).
 
Até agosto de 2015, 12.251 UBS terão acesso rápido à internet em suas sedes. Neste momento, a instalação já está completa em 215 cidades. As UBS contempladas fazem parte do Programa de Melhoria de Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ), desenvolvido pela Secretaria Nacional de Atenção à Saúde (SAS/MS). A execução técnica do projeto, bem como sua operacionalização, são de responsabilidade do consórcio formado entre as operadoras de telefonia Oi, Embratel e Vivo/Grupo Telefônica.
 
"A expressiva ampliação do acesso à internet nas unidades básicas de saúde facilitará de modo importante a utilização de prontuário eletrônico nestas unidades, bem como a comunicação dos profissionais com especialistas localizados em outros pontos, utilizando ferramentas de telessaúde. Além de facilitar e qualificar o cuidado dos usuários, a banda larga nas unidades básicas se constitui num dos componentes que, articulados com as obras em andamento [reforma, ampliação e construção], em breve fará que com que a velha imagem do 'postinho de saúde' seja substituída por unidades de atenção básica modernas e resolutivas", afirma o diretor do Departamento de Atenção Básica da SAS/MS, Eduardo Melo.
 
O Gesac já oferece banda larga às localidades de difícil acesso em todas as regiões brasileiras por meio de conexão de alta velocidade de dados em postos de fronteira, aldeias indígenas, quilombos, escolas e telecentros, que desfrutam de conteúdo educativo e acesso às informações do mundo inteiro. Qualquer unidade que esteja contemplada pelo programa e não possa ser conectada via cabo recebe a conexão via satélite.
 
“Não é fácil tocar esse projeto com mais de 12 mil unidades básicas de saúde envolvidas. Esse é um trabalho integrado, do qual faz parte o Departamento de Informática do SUS, o Datasus, e nós estamos aprendendo muito com o processo de inclusão digital e interiorização do acesso à internet em unidades de saúde nos rincões mais isolados do Brasil. A iniciativa é muito importante para o SUS, especialmente porque permite o acesso dos municípios aos sistemas informatizados que precisam ser alimentados e a inserção de informações no Cartão Nacional de Saúde”, afirma o secretário da SGEP/MS, André Bonifácio.
 
 
* O Jornal da Saúde é um telejornal ao vivo. Exibido todo dia, às 13h. Reprise às 16h30 e às 18h30. Veja vídeos de nossas edições anteriores.
Siga o Canal Saúde no Twitter e curta a nossa página no Facebook.