Severity: 8192
Message: explode(): Passing null to parameter #2 ($string) of type string is deprecated
Filename: views/noticia-aberta.php
Line Number: 15
Backtrace:
File: /sites/producao/acervo.canalsaude/public/application/views/noticia-aberta.php
Line: 15
Function: explode
File: /sites/producao/acervo.canalsaude/public/application/controllers/Noticias.php
Line: 128
Function: view
File: /sites/producao/acervo.canalsaude/public/index.php
Line: 315
Function: require_once
O Canal Saúde participou do Encontro de Trocas: Agroecologia e Agricultura Familiar, promovido pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) em parceria com a Agenda Saúde e Agroecologia da Fiocruz, na última sexta-feira (29/10). O workshop foi realizado virtualmente e reuniu membros das equipes de produção e comunicação do Canal com representantes da Agenda Saúde e Agroecologia da Fiocruz, representantes da ANA e de outras entidades ligadas ao campo da agroecologia. O evento aconteceu a pedido da coordenadora de conteúdo do Canal Saúde, Yasmine Saboya, com o objetivo de que a equipe conhecesse melhor a pauta e se apropriasse com mais profundidade dos conceitos que são frequentemente abordados em programas da emissora.
Conduzido pela integrante da Agenda Saúde e Agroecologia da Fiocruz, Lorena Portela, o workshop contou com as participações do agrônomo, assessor técnico de agricultura familiar e agroecologia que trabalhou na assessoria executiva da Articulação Nacional de Agroecologia e integrante da AS – PTA: Agricultura Familiar e Agroecologia, Denis Monteiro; da agricultora e articuladora do Polo Sindical da Borborema, feminista, liderança da Marcha das Mulheres pela Vida e pela Agroecologia, Roselita Vitor; e do sanitarista da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e integrante da Agenda Saúde e Agroecologia da Fiocruz, André Búrigo (Déco). Além deles, também participaram a coordenadora geral do Canal Saúde, Márcia Corrêa e Castro, a assessora de Comunicação da Articulação Nacional de Agroecologia e integrante do Coletivo de Comunicação da ANA, Viviane Brochardt, e a também integrante do Coletivo de Comunicação da ANA, Angélica Almeida.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) se interessa pela agenda da agroecologia há cerca de 20 anos e, desde 2008, vem ampliando sua participação no debate sobre o tema. Um dos exemplos concretos dessa participação é a Agenda Saúde e Agroecologia da Fiocruz, criada pela Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção à Saúde da instituição (VPAAPS). O interesse do Canal Saúde no campo também vem de longa data. A parceria com a Articulação Nacional de Agroecologia começou oficialmente em 2015. O programa Curta AgroEcologia é fruto dessa parceria e, ao longo de todo esse período, produz e exibe documentários que mostram experiências bem-sucedidas da agroecologia Brasil afora.
Além do Curta AgroEcologia, o Canal Saúde produziu 11 programas de sua grade em parceria com a ANA, em 2020, e vai chegar a um total de 15 em 2021. Eles incluem edições especiais de programas como o Sala de Convidados, o Bate Papo na Saúde e o Boletim Ciência e reportagens do Em Pauta na Saúde. O Canal vai passar a exibir ainda os documentários Territórios da Agroecologia, produzido pela ANA.
Aprendizado
Para dar conta de seguir produzindo conteúdo de qualidade sobre o tema, a equipe aprendeu no Encontro que agroecologia é “movimento, ciência e prática”. O conceito de Agroecologia está em disputa e o movimento agroecológico o entende como um saber científico, um campo interdisciplinar e transdisciplinar construído pelos movimentos populares, instituições e pessoas nos espaços acadêmicos. É uma ciência que faz crítica ao modelo de agricultura industrial. Propõe, defende e formula políticas para a agroecologia e é também um movimento político.
Os participantes buscaram explicar que o movimento agroecológico engloba não só o modo de produção de alimentos com respeito ao ambiente, como hábitos alimentares mais saudáveis por meio do consumo desses produtos e um modo de vida mais inclusivo e que busca a dignidade e uma sociedade menos desigual, com representatividade e respeito à diversidade. Ou seja, a agroecologia está no campo, na cozinha, na academia e na sociedade como um todo.
Para que isso se efetive, segundo os participantes do workshop, uma das bases mais importantes é a Comunicação. E o Canal Saúde e a Fiocruz se inserem nesse espaço, como canais que abrem espaço e reverberam a voz dos agricultores e integrantes desses movimentos. Não apenas abrindo espaço na pauta, mas trabalhando com o protagonismo deles.
Mais informações: (21) 99701-8122 (WhatsApp); canal@fiocruz.br