Severity: 8192
Message: explode(): Passing null to parameter #2 ($string) of type string is deprecated
Filename: views/noticia-aberta.php
Line Number: 15
Backtrace:
File: /sites/producao/acervo.canalsaude/public/application/views/noticia-aberta.php
Line: 15
Function: explode
File: /sites/producao/acervo.canalsaude/public/application/controllers/Noticias.php
Line: 128
Function: view
File: /sites/producao/acervo.canalsaude/public/index.php
Line: 315
Function: require_once
Canal Saúde comemora 19 anos
Evento teve lançamento de site, divulgação de pesquisa e oficina
_____________
O Canal Saúde/Fiocruz comemorou 19 anos no último dia 12 com um evento em que promoveu o lançamento da Página de Mobilização da Audiência em seu site e apresentou os resultados da primeira etapa da sua IV Pesquisa Nacional de Audiência. O evento aconteceu no Salão Internacional da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. As comemorações também foram marcadas pela realização de uma oficina de produção de vídeo, organizada em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), para membros da Câmara Técnica de Comunicação Social da entidade, da qual participam assessores de comunicação das secretarias estaduais de saúde, e representantes de unidades regionais da Fiocruz.
A mesa de abertura foi composta pelo superintendente do Canal Saúde, Arlindo Fábio Gómez de Sousa, pela vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, que representou o presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Paulo Gadelha; e pelo vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz, Pedro Barbosa.
O superintendente do Canal Saúde destacou o ponto positivo do setor saúde ter uma mídia própria como a emissora e falou da importância da área de comunicação para a saúde pública. "O Canal representa um espaço importante do diálogo estado/sociedade, sociedade/estado brasileiro. A Fundação Oswaldo Cruz soube desenvolver uma grande ferramenta, que é o Canal, ao mesmo tempo em que nas conferências nacionais de saúde o setor saúde reclamava a existência de um meio amplo e potente de comunicação para o debate das políticas públicas no campo da saúde. É dessa junção que nasce o Canal Saúde", explicou Arlindo.
A vice-presidente Nísia Trindade ressaltou a importância de o Canal Saúde estar completando 19 anos inserido na política de comunicação da Fundação Oswaldo Cruz. "Comemorar 19 anos do Canal Saúde é um feito muito importante. Gostaria de destacar alguns pontos muito importantes: o primeiro é uma política continuada de informação e comunicação, que se integra também numa visão de educação. Esse papel das políticas de informação está expresso aqui na nossa audiência, que além dos colegas do Canal Saúde, temos o Icict, que é uma unidade criada para essa missão da comunicação e da informação, temos o EAD da Ensp, a Educação a Distância, com a Lucia Dupret, os colegas da presidência que trabalham com comunicação, os colegas da Escola Politécnica, da Editora Fiocruz, a CCS. Acho que isso mostra um esforço prolongado da Fiocruz pela Comunicação. Acho que dentro dessa política o Canal Saúde ocupa um lugar de destaque. Há toda uma política institucional na qual o Canal se inscreve e se inscreve com um papel para o Ministério da Saúde, para as políticas de Saúde, e de uma maneira muito forte, também para a dimensão do controle social, da gestão participativa."
Já o vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Paulo Barbosa, afirmou que "hoje a gente pode dizer que o Canal Saúde não é um projeto. É uma absoluta realidade. O Canal Saúde dentro da Fiocruz contribui de maneira singular para o papel dessa instituição. Eu diria que são posições visionárias e ousadas que fazem com que a gente tenha uma fundação com essa complexidade e com essa responsabilidade no campo da ciência, tecnologia e saúde no país. Seguramente cumprimos o papel de valorizar esse espaço da comunicação no campo da ciência, tecnologia e saúde."
Após a mesa de abertura a superintendente do Canal, Marcia Corrêa e Castro apresentou os resultados da pesquisa de recepção da emissora. "As conclusões preliminares nos fazem ver que existe a necessidade de investir nas ações de divulgação e mobilização de audiência. O Canal Saúde tem um histórico em que surge como produtor, então naturalmente a gente tem ainda um investimento muito maior na área de produção do que na área de divulgação. Mas com os resultados da pesquisa fica a chamada para ampliar os investimentos nessas áreas. Ficou clara também a importância da manutenção das parcerias. Essa pesquisa, mais do que as outras três, mostra pra gente como as parcerias são importantes. E os dados apontam também para a necessidade de um debate sobre uma possível maior articulação junto às instituições do setor saúde para que a gente possa dar suporte aos profissionais que estão acessando o Canal por questões de trabalho. Se os profissionais colocam que estão vendo o canal para buscar subsídios para o seu trabalho, nós colocamos aqui a discussão com as instituições do setor saúde sobre como a gente pode dar um melhor suporte a esses profissionais."
Em seguida, a coordenadora de Mobilização do Canal Saúde, Mônica Mourão, apresentou a Página de Mobilização, que já está disponível no site e tem o objetivo de estimular o público prioritário da emissora, formado por operadores do SUS, a não apenas assistir a programação, mas também fazer uso dela para suas atividades na área da saúde. A Página de Mobilização é resultado de discussões durante o seminário "Que Canal Saúde Você Quer Ver?", realizado em maio deste ano. O subsite conta com notícias voltadas para o setor, uma área para agendamento de eventos, como oficinas e palestras, sugestões de pauta, área para troca de informações e contatos, entre outras novidades, que os participantes foram convidados a testar para que a página possa continuar sendo construída em conjunto.
Na parte da tarde e no dia 13 aconteceu a oficina de produção de vídeo do Canal Saúde, que foi ministrada pela superintendente Marcia Corrêa e Castro. Antes do início dos trabalhos foi feita uma apresentação do IdeiaSUS pela coordenadora do projeto, Alice Branco. A iniciativa é um banco de compartilhamento de práticas e soluções relacionadas a saúde e meio ambiente, resultado de cooperação técnica entre a Fiocruz, o Conass e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Em seguida a oficina, para cerca de 30 pessoas, ensinou noções de audiovisual, roteiro e produção de vídeo para os participantes.
Mais informações:
Assessoria de Comunicação – Canal Saúde/Fiocruz/Ministério da Saúde
Gabriel Cavalcanti da Fonseca – 21 3194-7743
gabrielcfonseca@gmail.com
Coordenação: Ana Cristina Figueira
anacrisfigueira@fiocruz.br
www.canalsaude.fiocruz.br www.twitter.com/canalsaude www.facebook.com/canalsaudeoficial