Brasil e EUA firmam acordo para harmonizar farmacopeias [01/07/2016]
Brasil e EUA firmam acordo para harmonizar farmacopeias
Cooperação entre Anvisa e organização científica norte americana visa melhora na saúde pública e segurança da população
____________________________________
Para fortalecer as relações e promover cooperação para a harmonização das farmacopeias brasileira e americana, o diretor-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, e o diretor-executivo da United States Pharmacopeial Convention (USP-EUA), Ronald Piervicenzi, assinaram, nesta semana, termo de compromisso.
O acordo tem como principal objetivo facilitar e aumentar o acesso a produtos seguros, eficazes e de alta qualidade, além de contribuir para a melhoria da qualidade e segurança em termos de controle, com a ajuda de especialistas de ambos os países na matéria.
A colaboração abrange todos os produtos, sob alcance de ambas as farmacopeias, e as suas atividades relevantes.
Ambos países podem, por mútuo acordo, adicionar ou excluir itens da lista. A relação de confiança e cooperação entre a Anvisa e a USP-EUA foi essencial para a elaboração do termo de compromisso. A troca de informações entre as instituições possibilitará proteger e melhorar a saúde pública, bem como a segurança da população em seus respectivos países.
USP-EUA
Trata-se de uma organização independente, científica e sem fins lucrativos, que estabelece normas para a identificação, potência, qualidade e pureza de medicamentos, ingredientes alimentícios e suplementos dietéticos fabricados, distribuídos e consumidos em todo o mundo.
As normas da USP para medicamentos são reconhecidas pelas leis dos Estados Unidos por meio da Food and Drug Administration, e são utilizadas em mais de 140 países.