Severity: 8192
Message: explode(): Passing null to parameter #2 ($string) of type string is deprecated
Filename: views/noticia-aberta.php
Line Number: 15
Backtrace:
File: /sites/producao/acervo.canalsaude/public/application/views/noticia-aberta.php
Line: 15
Function: explode
File: /sites/producao/acervo.canalsaude/public/application/controllers/Noticias.php
Line: 128
Function: view
File: /sites/producao/acervo.canalsaude/public/index.php
Line: 315
Function: require_once
Ato Médico
Assista ao vivo pela NBR ou web e ligue 0800 7018122. Antecipe perguntas - canal@fiocruz.br
A regulamentação da profissão de médico é o tema do Sala de Convidados, do Canal Saúde / Fiocruz, de sexta (04), às 13h. Conhecido como lei do ato médico, o projeto de lei (7703/06) define quais são as atividades exclusivas dos médicos e gera polêmica por ser considerado restritivo e corporativista.
Veja como a lei pode impactar no setor saúde, na vida de profissionais (como psicólogos, farmacêuticos, enfermeiros e fisioterapeutas) pelo país e no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que passaria a demandar por maior número de médicos no sistema.
Interativo - No programa Sala de Convidados, o público participa ao vivo pela web canalsaude.fiocruz.br, no chat, ou assistindo pela NBR e ligando 0800 701 8122. Se preferir, antecipe a participação pelo canal@fiocruz.br
Convidados – para debater o tema com telespectadores e internautas estarão no estúdio representantes do Conselho Federal de Medicina, Aloísio Miranda; do Conselho Regional de Enfermagem / RJ, Rejane Almeida; da Universidade de Brasília, Daphne Rattner; e da Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia, Vera Fonseca.
Ato Médico – A proposta está em discussão no Congresso por mais de 9 anos. O principal ponto definido foi que os médicos são os responsáveis exclusivos pelo diagnóstico de doenças e pela prescrição do tratamento adequado. Segundo o texto, a denominação "médico" é privativa aos graduados em cursos superiores de Medicina e o exercício da profissão só é permitido aos inscritos no conselho regional da categoria.
O projeto gera polêmica porque envolve todas as profissões paramédicas (fisioterapia, optometria, enfermagem, algumas áreas da estética, entre outras). Além das atividades privativas, somente médicos poderiam exercer a direção e chefia de serviços médicos, assim como perícias e auditorias, e também o ensino de disciplinas especificamente médicas e a coordenação dos cursos de graduação em Medicina. A principal crítica é que alguns diagnósticos e procedimentos simples, como o exames citopatológicos, podem ser conduzidos por farmacêuticos e não precisariam de médicos (fonte: Câmara dos Deputados).
Onde ver – Para saber como assistir a NBR na sua cidade ou obter mais informações sobre a NBR, acesse ebcservicos.ebc.com.br/veiculos/nbr Para assistir no site do Canal Saúde, acesse <canalsaude.fiocruz.br>, clique na TV com a inscrição “ao vivo” e participe a partir do chat associado à transmissão. Se preferir, antecipe suas perguntas: canal@fiocruz.br. O Sala de Convidados é apresentado por Renato Farias.
Assessoria de Comunicação – Canal Saúde/Fiocruz
Marcelo de Castro Neves
(21) 3194-7700 / 3194-7704 / 0800-701-8122 / ascom@fiocruz.br
Canal Saúde/Fundação Oswaldo Cruz
Levando educação em saúde e cidadania para todo o Brasil