Em Família

Repensando o Consumo


 


Programa Exibido em 14/11/2017


Precisamos repensar o nosso consumismo desenfreado e criar uma consciência coletiva e uma atitude mais sustentável para garantir o futuro da humanidade.
Essa cultura é tão importante que, mesmo que vivêssemos em um mundo sem pobreza ou miséria, ou ainda que todos os recursos utilizados no mercado bélico fossem destinados a inovações, sem o consumo consciente não haveria solução para o futuro de nossa espécie.
Nós precisamos disseminar esses valores com urgência. Existe três armadilhas do estilo de vida consumismo: a ostentação da abundância onde há escassez; o uso abusivo de energia e recursos naturais em tudo que é produzido e consumido; e a ilusão de transferir para bens materiais a felicidade e a paz.
O problema não é o consumo em si. Tudo que a gente leva pra casa e precisa é bom, o consumo favorece a vida. O grande vilão é o consumismo e o sufixo 'ismo' “que aludem a desperdício, a excesso. Com isso, cria-se caminho para a escassez e, consequentemente, para conflitos, disputas e guerras.
A apresentadora Yasmine Saboya conversa sobre o tema com a física e professora de cosméticos, Carolina Cronemberger; com o consultor ambiental, Eduardo Bernhardt; e com a pesquisadora do consumo da UFRRJ, Flávia Galindo.



Vídeos Relacionados