Sala de Convidados

Febre amarela


 


Programa Exibido em 27/02/2018


Após o aumento no número de casos da febre amarela, que preocupou as autoridades sanitárias, muita desinformação circulou por meio do boca-a-boca e das mídias sociais. Macacos ainda vêm sendo vítimas da desinformação e têm sido mortos por pessoas que desconhecem a importância desses animais na prevenção da febre amarela e os culpam de forma errada pela doença. Boatos sobre a segurança e a eficácia da vacina também foram disseminados, atrapalhando a estratégia de combate à febre amarela.

Para somar vozes confiáveis e informações seguras à discussão sobre a febre amarela, o programa esclarece todas as questões sobre o atual estágio de disseminação da doença, tira dúvidas sobre a vacinação e o fracionamento das doses, explica o ciclo de transmissão e o papel dos vetores e discute as estratégias de combate e prevenção que vêm sendo adotadas.

Os convidados são o pesquisador do Laboratório de Pesquisa Clínica em Doenças Febris Agudas do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), André Siqueira; o consultor científico do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz), Reinaldo Menezes; e a entomologista pesquisadora do Laboratório de Mosquitos Transmissores de Hematozoários do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Dinair Couto Lima.


Vídeos Relacionados