Programa Exibido em 28/03/2024
Pobreza menstrual é o termo usado para descrever a falta de acesso a condições para realizar a higiene menstrual de forma apropriada.Segundo dados da Organização das Nações Unidas(ONU), no Brasil, cerca de 4 milhões de pessoas sofrem com a privação de higiene, falta de acesso a banheiros,sabonetes e protetores menstruais. E uma em cada quatro pessoas já deixaram de ir as aulas no período menstrual por não poder comprar absorventes.
A dignidade menstrual inclui não só o acesso aos itens de higiene e de cuidado pessoal que auxiliam pessoas que menstruam, como trata de questões sobre a educação e do acesso à informação sobre o próprio corpo e saúde, sem preconceitos nem tabus. Para promover a saúde dessas pessoas, o governo federal lançou, por meio do Ministério da Saúde, o Programa Dignidade Menstrual, que promove a conscientização sobre a naturalidade do ciclo menstrual e a oferta gratuita de absorventes higiênicos.
Para aprofundar o assunto, o apresentador Renato Farias conversa com a Secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad; com a Oficial do Programa de Gênero, Raça e Etnia do Fundo de População das Nações Unidas, Luana Silva; e com a Coordenadora Programática da ONG CRIOLA, Mônica Sacramento.